Título: QUANDO A FÉ MOVE UMA MONTANHA DE CIFRAS
Autor: Adriana Castelo Branco
Fonte: O Globo, 22/05/2005, Rio, p. 29

Mercado evangélico do Rio fatura R$300 milhões por ano com a venda de cosméticos, viagens e livros

No princípio era o verbo. Depois vieram CDs, cartões de crédito, vinhos sem álcool, cosméticos, pacotes turísticos para a Terra Santa e até livros de receitas do Antigo Testamento. A fé não só move montanhas, como hoje movimenta milhões de reais. Não é exagero. Somente no Rio, segundo representantes do setor, o mercado evangélico gera aproximadamente R$300 milhões por ano. Atento à demanda de um público fiel que hoje representa 25% da população do estado (3,5 milhões de pessoas) ¿ segundo dados do IBGE ¿ um grupo de empresários e pastores se prepara para investir R$12 milhões no Rio Gospel Praise, um festival de música que será realizado em julho em Nova Iguaçu com estrelas nacionais e internacionais. O público esperado é de 700 mil pessoas.

¿ A música gospel é um nicho que está se abrindo, como aconteceu com a música sertaneja há dez anos. A idéia é realizar o festival anualmente. O Rio é uma das cidades com maior percentual de população evangélica no país, respondendo por 30% do faturamento anual do nosso mercado, que gira em torno de R$1 bilhão ¿ contabiliza o empresário evangélico Shelldon Marin, criador do festival gospel.

Uma das estrelas do evento, a cantora carioca Aline Barros ¿ que já ultrapassou a marca dos dois milhões de CDs vendidos ¿ também já se deu conta do potencial do segmento e acaba de lançar um perfume com seu nome. Voltado, segundo ela, para o público cristão, o produto começa a ser vendido na próxima semana, com uma grande campanha de marketing. Moradora da Barra, Aline freqüenta a Igreja da Comunidade Internacional da Zona Sul, no Flamengo, e costuma fazer shows em todo o Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

¿ Só aceitei entrar no mercado de cosméticos porque a palavra de Jesus diz que devemos cuidar do nosso corpo, já que ele é o templo do Espírito Santo. Em breve vamos lançar cremes hidratantes, xampus e uma linha de brinquedos infantis. Acredito que teremos muitos consumidores. A comunidade evangélica no Brasil não pára de crescer ¿ diz Aline.