Título: Tecnologia ou custo: a escolha dos clientes
Autor: Andre Moragas e Maria Fernanda Delmas
Fonte: O Globo, 22/05/2005, Economia, p. 36
CONCORRÊNCIA LIMITADA: USUÁRIOS DE OPERADORAS SE DIVIDEM ENTRE OFERTA TECNOLÓGICA AVANÇADA E PREÇOS MAIS BAIXOS
Para uns, maior integração de serviços importa mais que tarifa. Para outros, conta no fim do mês é decisiva
Com um programa de VoIP (voz sobre protocolo de internet) e uma conexão de banda larga, Gian Carlo Bloise, piloto-estudante de helicóptero, conversa, da Barra da Tijuca, com o primo na Itália. Enquanto bate papo durante meia hora, aproveita para sincronizar a agenda e o e-mail do celular com seu computador. Ao mesmo tempo, baixa vídeos e fotos recém-tiradas do palmtop para enviar para o cunhado em Roraima.
A rotina, complicada à primeira vista, é feita com a simplicidade de quem liga um interruptor. Fanático por tecnologia, Bloise vê com bons olhos essa onda de fusões:
¿ Antes de os grandes grupos surgirem, tínhamos muito mal um sistema de telefonia fixa. Para conseguir um simples celular você tinha que ser sorteado. Hoje já nem preciso de um telefone fixo em casa. Faço tudo por computador, palm, celular, banda larga e VoIP. Acredito que a fusão desses grandes grupos vai trazer mais acesso à tecnologia e facilitar mais ainda a vida.
Ele faz parte do grupo dos que parecem não se importar com a alta dos preços acima da inflação. Enquanto o IPCA subiu 71,71% de janeiro de 1998 ¿ ano da privatização do Sistema Telebrás ¿ até abril deste ano, a tarifa da telefonia fixa disparou 109,01%, mostra o IBGE. Mas os preços da telefonia celular subiram 55,39%, porque é um setor que se estapeia pelo cliente. E muitos clientes querem mesmo é preço.
A estagiária de informática Renata Schutz era cliente da Vivo e há dois anos trocou a operadora pela Claro, que ofereceu a ela duas linhas. Renata conta que, por problemas na emissão das faturas da Claro, tem dúvidas sobre o preço que está pagando. Como a Vivo voltou a procurá-la oferecendo um pacote de tarifas, está pensando em migrar novamente.