Título: Para Brasil, proposta temerária
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2005, O Mundo, p. 19

BRASÍLIA. O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, disse ontem que o governo brasileiro não recebeu do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualquer indicação de interesse numa parceria no setor nuclear. Campos afirmou que caso isso aconteça, por meio do Itamaraty, o pedido será examinado.

¿ Não temos registro de solicitação de cooperação nessa área. Já desenvolvemos parceria com a Venezuela em outras área e vamos examinar essa, caso seja feito o pedido ¿ disse o ministro.

O Brasil já desenvolve uma parceria no setor nuclear com a Argentina, a França e os Estados Unidos. Campos não quis antecipar qual seria a resposta do governo brasileiro a um pedido da Venezuela neste sentido, mas nos bastidores autoridades do governo consideraram a proposta de Chávez temerária, principalmente por envolver uma cooperação com o Irã.

O Brasil não está interessado em qualquer tipo de associação com os iranianos, devido às desconfianças que pairam sobre o programa nuclear de Teerã. Se a proposta de Chávez for formalizada e incluir parceria com o Irã, o mais provável é que seja recusada ou colocada na geladeira pelo governo brasileiro.

Campos destacou que o Brasil desenvolve um programa nuclear com fins pacíficos e cumpre rigorosamente todos os acordos internacionais nessa área.