Título: COM 19 PASTAS, PT DIZ QUE NÃO QUER MAIS
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 21/05/2005, O País, p. 13

Diretório nacional fará defesa do governo Lula e do combate à corrupção

SÃO PAULO. O diretório nacional do PT, que se reunirá em São Paulo hoje e amanhã, deve aprovar uma resolução declarando que não quer mais cargos no governo, sequer ministérios, como o da Coordenação Política, que chegou a ser reivindicado por líderes do partido. O PT, porém, já tem 19 dos 35 ministérios (incluindo secretárias cujos titulares têm status de ministro), um peso desproporcional ao tamanho de suas bancadas na Câmara e no Senado).

A resolução também fará uma defesa geral do governo Lula, destacando o combate à corrupção e a agenda positiva, com a reforma política e mais investimentos na área social e de infra-estrutura.

¿ O PT vai reafirmar que não quer mais ministérios ¿ disse o presidente nacional do partido, José Genoino, que é do Campo Majoritário e tem mais de 50% de apoio do diretório nacional para aprovar a resolução.

A resolução deve colocar uma pá de cal em uma briga interna do Campo Majoritário. Alguns líderes, como o ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação de Governo, defenderam a ocupação, pelo PT, do Ministério da Coordenação Política, hoje com Aldo Rebelo (PCdoB). Houve uma crise interna. O PT foi acusado de ter 19 mil cargos dos cerca de 22 mil do governo.

A direção nacional do partido começou um mapeamento dos cargos que tem no governo para apresentar ao presidente Lula em duas semanas. O mapa seria cruzado com os dados da Casa Civil. Anteontem o levantamento foi suspenso, segundo o secretário nacional de Organização, Gleber Naime.

¿ Cabe ao governo fazer tal levantamento. Não ao PT ¿ disse Naime.