Título: 'EL DÍA QUE ME QUIERAS'
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 21/05/2005, Economia, p. 28
Depois da crise, parceiros trocam juras de amizade
BRASÍLIA. Celso Amorim e Rafael Bielsa protagonizaram ontem, momentos antes do almoço oferecido pelo brasileiro ao chanceler argentino, uma troca emocionada de juras e promessas quanto ao futuro. Em cerimônia reservada no Itamaraty, Bielsa - apontado pela imprensa argentina recentemente como o vetor de severas críticas ao Brasil - foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul, o mais alto grau de homenagem concedido pela diplomacia brasileira, e ouviu de seu colega elogios e declarações de amizade.
- Querido amigo, além da amizade entre nossos países, temos uma relação pessoal. Vamos corrigir as coisas do passado pensando no futuro. Vamos desfazer equívocos para reforçar nossa parceria, que precisa ser edificada em bases sólidas. Sempre podemos recuperar o tempo perdido - disse o ministro brasileiro.
Para ilustrar a intimidade entre ele e Bielsa, Amorim contou que, certa vez, o chanceler argentino lhe telefonou às 23h. A iniciativa de Bielsa, confessou Amorim, deixou-o preocupado.
- Mas ele, na verdade, só queria que eu traduzisse o verso de uma música de Caetano Veloso - disse Amorim.
Visivelmente emocionado, Bielsa desistiu de ler o discurso que havia escrito horas antes do encontro. Segundo Bielsa, é difícil recordar momentos de sua vida sem que o Brasil esteja presente. Ele lembrou que, quando mais jovem, gostava de ouvir Caetano, especialmente o disco "London, London", além de Maria Bethânia e Pixinguinha. Também citou os músicos Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.
- Mas o Brasil não é só futebol e carnaval. Não é só cinema ou Macunaíma. É uma potência industrial que se expande perante o resto do mundo - enfatizou Bielsa. (Eliane Oliveira)
Legenda da foto: O CHANCELER argentino, Rafael Bielsa, recebe de Celso Amorim a Ordem do Cruzeiro do Sul