Título: EMPRESÁRIOS QUEREM PF E RECEITA MAIS EQUIPADOS
Autor: Eliane Oliveira e Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 21/05/2005, Economia, p. 29

Eletros reclama de importação ilegal

SÃO PAULO. A decisão do governo brasileiro de regulamentar a aplicação de salvaguardas para produtos da China foi recebida com cautela por alguns setores empresariais. O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab, saudou a medida, mas frisou que tão importante quanto isso é equipar a Receita Federal e a Polícia Federal para atuar contra a importação ilegal:

- O problema não é a importação da China em si. É a importação ilegal da China, e isso é questão da Receita Federal, da polícia, para impedir a entrada desses produtos no Brasil.

Segundo o empresário, o governo também deve se preocupar em assegurar melhores condições de competitividade para a indústria brasileira:

- É importante que o governo regulamente a cláusula da salvaguarda específica, mas deve também atuar no combate à importação ilegal e investir na melhoria da infra-estrutura produtiva brasileira, tornando-nos mais competitivos para enfrentar a China, os Estados Unidos ou qualquer outro país do mundo.

Já a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) distribuiu nota dizendo que vai esperar a publicação dos dois decretos no Diário Oficial da União antes de dar sua opinião. Mas declarações recentes do presidente da Abit, Josué Gomes da Silva, também mostram preocupação com o grande volume de produtos que entram no país com indícios de dumping.

O problema do setor com as importações chinesas não é uma exclusividade do Brasil. Com o fim do antigo Acordo de Têxteis e Vestuário (ATV), em dezembro, não existem mais cotas que limitem as vendas de cada país exportador - o que abriu um mercado sem igual para a China. EUA e países da Europa também avaliam a possibilidade de recorrer à Organização Mundial do Comércio. (Aguinaldo Novo)