Título: CLONES DE UMA RAÇA EM EXTINÇÃO
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 21/05/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 35

Técnica que gerou bezerros pode salvar animais silvestres

BRASÍLIA. Clones de uma vaca de 9 anos, as bezerras Porã e Potira são a esperança de salvação da raça Junqueira, ameaçada de extinção. Os dois animais nasceram em meados de abril, mas só foram apresentados ontem pelos cientistas da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa), que realizaram a experiência.

- A pesquisa está sendo desenvolvida com a espécie bovina, mas acreditamos que no futuro essa tecnologia poderá ajudar também na conservação de espécies silvestres - disse o veterinário Rodolfo Rumpf, responsável pela clonagem.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) vêm monitorando o desenvolvimento dos animais diariamente e concluiram que as bezerras não apresentaram qualquer problema de saúde. A empresa Genomax realizou os testes de DNA e comprovou que o perfil genético das bezerras é idêntico ao da vaca doadora de células, e diferente dos das mães de aluguel.

A Junqueira é uma raça trazida para o Brasil por portugueses e espanhóis no século 18. Os indivíduos dessa raça são utilizados para a produção de leite, de carne e para tração motora. Até décadas atrás, os longos chifres dos bovinos Junqueira eram utilizados também para a fabricação de berrantes. Atualmente, existem apenas cerca de cem exemplares no país.

O nascimento de Porã e Potira marca sete anos de pesquisa da Embrapa em clonagem animal. Em 2001, a instituição foi pioneira ao anunciar o primeiro clone da América Latina, a vaca Vitória.