Título: BUSH ANUNCIA VETO A LEIS QUE PERMITAM ESTUDO COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS
Autor:
Fonte: O Globo, 21/05/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 35

Presidente condena clonagem terapêutica feita na Coréia do Sul

WASHINGTON. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou ontem que vetará qualquer projeto de lei destinado a reduzir as restrições que cercam as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas em seu país. Bush expressou profunda preocupação com a divulgação dos resultados, na última quinta-feira, de estudos feitos por um grupo de cientistas sul-coreanos, que obtiveram 11 linhagens de célula-tronco embrionárias a partir da clonagem.

- Estou muito preocupado com a clonagem - disse Bush. - Preocupa-me um mundo em que a clonagem seja aceita.

O subsecretário de imprensa da Casa Branca, Trent Duffy, disse estar ciente de que o grupo sul-coreano lançou mão da tecnologia de clonagem com o único objetivo de fazer pesquisas científicas e que jamais pretendeu criar um ser humano clonado. Mas acrescentou que o presidente também se opõe a isso. Bush anunciou ainda que pretende vetar projetos de lei que autorizem o uso de fundos federais para financiar esse tipo de pesquisa.

- Já manifestei claramente ao Congresso que sou contra o uso do dinheiro dos contribuintes para promover uma ciência que destrói a vida para salvar vidas - disse Bush.

Os cientistas da Universidade Nacional de Seul, financiados por seu governo, deram um importante passo nas pesquisas com células-tronco embrionárias ao conseguirem, pela primeira vez, obter linhagens de células específicas para determinadas doenças. As células foram obtidas por meio de clonagem feita com material genético retirado de pacientes que sofrem de mal de Parkinson, diabetes e lesões na espinha. Uma das vantagens da técnica é justamente não ter que usar embriões fertilizados.