Título: Antes da CPI, a devassa da PF
Autor: Jaílton de Carvalho e Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 24/05/2005, O País, p. 3

Policiais apreendem documentos nos Correios e na casa de três dos acusados de corrupção

APolícia Federal desencadeou ontem, às vésperas da leitura do requerimento da CPI no Congresso, a primeira operação para apurar fraudes nos Correios. Agentes e delegados apreenderam computadores, agendas e cópias de contratos, entre outros documentos, na sede dos Correios e em apartamentos e escritórios dos ex-integrantes da diretoria da estatal Antônio Osório, Maurício Marinho e Fernando Godoy. Na quinta-feira, a PF e o Ministério Público Federal pediram a prisão dos três, mas a Justiça Federal rejeitou o pedido. Os três estão intimados a depor hoje e, segundo a PF, devem ser indiciados por corrupção e fraude em licitação.

O ex-diretor de Administração Antônio Osório, o ex-chefe do departamento de Contratação Maurício Marinho e o ex-assessor de Osório Fernando Godoy são acusados de integrar um suposto esquema de irregularidades na estatal patrocinado pelo PTB. O presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), apontado como padrinho político de Marinho, prestou depoimento ontem ao procurador da República Bruno Acioli.

A PF apreendeu computadores, agendas e listas de visitantes em salas do 1º e do 17º andares da sede dos Correios, onde Marinho, Osório e Godoy despachavam. Marinho foi flagrado recebendo R$3 mil de um lobista interessado em fraudar uma licitação. O encontro foi gravado. Foram recolhidos papéis e computadores nos apartamentos de Marinho e de Godoy e no quarto do hotel em que Osório fica em Brasília.

PF faz levantamento patrimonial do trio

Em Salvador, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento de Osório no Corredor da Vitória. A equipe da PF passou cerca de três horas e meia no apartamento e saiu com dois malotes e uma pasta preta. O depoimento de Osório está marcado para hoje à tarde na superintendência da PF em Salvador. Caso não compareça, o ex-diretor pode ser intimado sob escolta.

Em Brasília, pelo menos 28 policiais participaram da operação. Os computadores usados por Osório, Marinho e Godoy estavam lacrados desde a semana passada. Agora, a PF vai fazer um levantamento patrimonial e fiscal da vida dos três. Os policiais já sabem que Godoy tem diversos imóveis. A PF também investiga se o grupo tinha ligações com a Máfia dos Vampiros, responsável por fraudes em licitações do Ministério da Saúde.

O delegado Luiz Flávio Zampronha pediu a prisão de Marinho na quinta-feira. O procurador Bruno Acioli endossou a medida e acrescentou os nomes de Osório e Godoy. O juiz Cloves Siqueira, da 10ª Vara Federal, recusou o pedido mas autorizou as buscas.

¿ Ele (o juiz) acha que a prisão seria muito violenta neste momento. Ele entendeu que as buscas seriam uma forma de preservar as provas ¿ afirmou um dos investigadores.

Benefício para quem revelar o esquema

O depoimento de Marinho está marcado para as 9h de hoje, na sede da PF. Godoy está intimado a depor a partir das 14h. Segundo a PF, Marinho deve ser indiciado por corrupção passiva e fraude em licitação. O crime de corrupção passiva pode ser punido com até oito anos de prisão e a fraude com até quatro anos de reclusão. A PF prepara o indiciamento de Osório e Godoy nos mesmos crimes.

¿ Eles poderão ser indiciados. Vai depender do que eles disserem no depoimento ¿ disse um investigador.

Zampronha e Acioli examinam a possibilidade de oferecer os benefícios da delação premiada para Marinho, caso ele decida contar o que sabe sobre as fraudes nos Correios.