Título: GENOINO REAGE A FH: `TUCANOS SÃO FARISEUS¿
Autor: Geraldo Doca
Fonte: O Globo, 24/05/2005, O País, p. 8
Ex-presidente tinha dito que governo Lula parece `um peru bêbado em véspera de carnaval¿
SÃO PAULO. Fariseu, despeitado, irresponsável, invejoso, demagogo, preconceituoso, elitista e arrogante. Foi com este arsenal de adjetivos que o presidente do PT, José Genoino, reagiu às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, no sábado, afirmara que o país caminha para uma crise institucional e que o governo Lula parece um "peru bêbado em dia de carnaval".
¿ Os tucanos são fariseus porque falam em moralidade mas não prestam contas do que acontece em Rondônia, com o envolvimento de deputados de PSDB e PFL e do próprio governador do PSDB; das 44 CPIs (contra o governo de Geraldo Alckmin) engavetadas pela Assembléia Legislativa de São Paulo; das denúncias ocorridas no governo Fernando Henrique como a da reeleição e a dos grampos do BNDES, que não foram apuradas ¿ disse Genoino.
Em nota divulgada pelo PT ontem, Genoino acusa Fernando Henrique de insuflar uma crise institucional inexistente, com o objetivo de antecipar o debate eleitoral de 2006. "O ex-presidente exercitou um grosseiro ato de provocação explícita ao atual governo. Parece que seu objetivo consiste em insuflar artificialmente uma suposta crise institucional, já que havia declarado anteriormente que o país se encaminhava para um ambiente com estas características. Se esta é a sua intenção, trata-se de uma irresponsabilidade política", diz a nota.
Segundo Genoino, Fernando Henrique e o PSDB fazem uma oposição não democrática.
¿ A oposição do PSDB não é democrática. Não há sinal de crise institucional, a não ser em Rondônia. Mas o PSDB esqueceu que governa Rondônia. Eles são as vivandeiras da crise, os arautos do quanto pior, melhor. Quando tinha gente do PT que queria fazer isso, nós derrotamos o ¿Fora Fernando Henrique Cardoso¿ ¿ disse Genoino.
Na nota oficial, o PT interpreta a referência a uma suposta "sertanização por que passa Brasília", feita por Fernando Henrique, como uma atitude preconceituosa contra sertanejos como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). A nota sugere que os sertanejos pagam as aposentadorias de Fernando Henrique.
"(A frase) é uma manifestação de um elitismo arrogante contra o povo pobre e humilde deste país, cujos sacrifícios servem, inclusive, para financiar aposentadorias polpudas de certos intelectuais que destilam preconceitos contra o povo mal-instruído, mantido no analfabetismo ou no semi-analfabetismo e na exclusão social por governos que se esmeraram em perpetuar as condições de atraso e de pobreza do Brasil e de milhões de brasileiros", ataca o PT.
Ao comentar a frase do ex-presidente de que o "país está sem rumo", a nota diz que ele deve estar "tomado pelo despeito e pela inveja das realizações do governo Lula¿.
PSDB também divulga nota para rebater críticas do PT
O presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, divulgou nota rechaçando os ataques dos petistas. Azeredo negou que Fernando Henrique tenha usado a expressão ¿sertanização de Brasília¿. O tucano tentou explicar a comparação que o ex-presidente fez entre a gestão Lula e os perus de Natal: ¿Por singela que seja a metáfora, ela expressa o que todo mundo percebe: a agenda legislativa está paralisada, o governo não sabe como reatar suas conexões no Congresso e não apresenta ao país um horizonte mais promissor¿.
Os tucanos criticam o ¿o não-cumprimento, pelo governo, das promessas do PT¿, o que estaria acelerando a frustração do eleitorado. Por fim, Azeredo afirma que ¿só quem sofre de apoteose mental¿ pode se invejar das realizações do governo petista.