Título: OPOSIÇÃO CONVOCA BANCADAS
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 25/05/2005, O País, p. 3

Pefelistas acham que garantirão número mínimo BRASÍLIA. A oposição está atenta aos movimentos do governo e garante ter conseguido ontem a adesão de outros 11 deputados à CPI dos Correios, passando de 242 assinaturas para 253. A maioria dos nomes viria de deputados do PMDB ligados ao ex-governador Anthony Garotinho. Isso faria frente à provável debandada de até 13 deputados do PTB, anunciada ontem.

Num esforço concentrado para evitar qualquer possibilidade de derrubar a instalação, os líderes da oposição convocaram suas bancadas para garantir o quórum para a sessão de hoje: 17 senadores e 84 deputados.

¿ Mesmo que o governo atue, não conseguirá reduzir a adesão a menos de 180 deputados ¿ afirmou o líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ). Para a CPI são necessárias 171 assinaturas.

¿ Estamos em estado de alerta. O governo quer criar um clima de que teremos surpresas amanhã, mas não acredito que vão conseguir retirar 88 assinaturas ¿ acrescentou o vice-líder Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

A surpresa seria um requerimento apresentado pelo governo com a retirada, em bloco, das assinaturas de aliados que inviabilizaria a comissão.

¿ Espero que a retirada, em bloco, não ocorra. Vai ficar para a história negativa desta casa os líderes Arlindo Chinaglia ou Luizinho, com o pacote debaixo do braço, levando os pedidos de retirada de assinaturas. No Senado não há movimento de retirada de assinaturas. Se isso acontecer, mais uma vez o Senado vai ficar forte, e a Câmara, fraca ¿ disse o líder Rodrigo Maia.