Título: Assobiandono escuro
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 25/05/2005, O País, p. 3

EXAGEROS DE retórica são típicos de momentos de crise. Mas quem tem a cabeça no lugar procura saber onde está pisando.

POR EXEMPLO, pode ter sido um exagero do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dizer que o PT de agora se assemelha a um peru bêbado.

MAS TAMBÉM não ajuda a resolver a crise a invocação de tempos muito antigos ¿ como acaba de fazer o coordenador político do governo, Aldo Rebelo, que citou Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

O BRASIL de agora é muito maior e mais complexo do que esse Brasil antigo ¿ e bem mais evoluído politicamente, como se viu quando um partido de esquerda ¿ o PT ¿ ganhou as eleições de 2002 e chegou ao poder sem que isso causasse a menor perturbação institucional.

TAMBÉM É bom lembrar que, em épocas de crise, a responsabilidade pela retórica é maior do lado do governo do que da oposição.

OPOSIÇÕES, TRADICIONALMENTE, esperneiam e dizem bobagens ¿ como foi o caso do PT pós-1998, que ficou batendo na tecla do ¿Fora FHC¿. O presidente em exercício ¿ Fernando Henrique Cardoso ¿ não deu bola para a gritaria, e passou o governo, tranqüilamente, para o seu sucessor ¿ do PT.