Título: IPEA: OCUPAÇÃO CRESCEU 3,9%
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 24/05/2005, Economia, p. 22

Instituto alerta que juros podem afetar mercado de trabalho

O mercado de trabalho brasileiro teve um desempenho surpreendentemente bom no primeiro trimestre e ainda não sentiu os efeitos das seguidas altas de juros pelo Banco Central. Esta é a avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que ontem divulgou um boletim sobre emprego. O Ipea calculou que o número de vagas (formais e informais) cresceu em média 3,9% nos três primeiros meses do ano. Só a indústria aumentou em 5,5% seus postos de trabalho. Mas o Ipea alerta que o desaquecimento da economia, provocado pelos juros mais altos, pode interromper essa melhora no emprego.

¿ O aumento da oferta de crédito tem atenuado o aperto monetário (a alta de juros), e o mercado de trabalho, em grande medida, está ancorado nisto. Mas, em algum momento, os juros vão ter um impacto negativo na ocupação ¿ afirma Marcelo de Ávila, do Ipea.

Maior crescimento de vagas com carteira assinada

Amanhã, o IBGE informa qual foi a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país em abril. O Ipea não fez projeção para a taxa, mas estima que, a exemplo do que ocorreu em fevereiro e março, abril deve ter registrado uma maior qualidade no tipo de vagas criadas, com a expansão dos postos com carteira assinada superando o aumento do emprego sem carteira.

Marcelo de Ávila lembra que, nos últimos meses, a taxa de desemprego tem ficado entre 1,3 e 1,5 ponto percentual abaixo do registrado no mesmo período de 2004. Em abril, diz o economista, esse padrão tende a se repetir. Em abril de 2004, o desemprego foi de 13,1%.