Título: FH: 'GOVERNO SE ATRAPALHA SOZINHO'
Autor:
Fonte: O Globo, 25/05/2005, O País, p. 9
BELO HORIZONTE E BRASÍLIA. Ao sair de um jantar da cúpula do PSDB oferecido pelo governador de Minas, Aécio Neves, anteontem, no Palácio das Mangabeiras, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso continuou o bate-boca com o presidente nacional do PT, José Genoino, que o chamara de invejoso:
_ O governo tem uma maioria que não funciona. Não somos nós que estamos atrapalhando a maioria, ela que está se atrapalhando sozinha ¿ disse.
Ele afirmou que houve má interpretação de suas palavras quando comparou o governo Lula a um peru bêbado em dia de carnaval. Disse que o governo está parecendo um peru de Natal, fechado em um círculo:
_ Falta empenho administrativo, dá a impressão de que o governo está desconjuntado, que está faltando comando.
O PSDB está preocupado com o possível impacto da CPI dos Correios, que deve ser criada hoje, no cenário econômico. A avaliação feita no jantar é a de que o governo Lula fragilizou-se com as denúncias de corrupção e que o PSDB deve agir com responsabilidade.
Para não alimentar o discurso do Palácio do Planalto de que a oposição está jogando pela desestabilização, a orientação da direção do PSDB é para que as bancadas no Congresso atuem de forma firme na CPI, mas mantendo o foco nas investigações das denúncias nos Correios.
¿ O espírito é o de atuarmos sem os exageros que o PT cometia quando era oposição ao governo Fernando Henrique. De qualquer forma, seremos firmes ¿ afirmou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), um dos participantes do jantar que reuniu também o prefeito de São Paulo, José Serra, e o governador Geraldo Alckmin (SP).