Título: O presidente e o afrodisíaco coreano
Autor: Adriana Vasconcelos, Isabel Braga e Cristiane J.
Fonte: O Globo, 26/05/2005, O País, p. 8

Lula faz piada com caixas de ginseng

SEUL, Coréia do Sul. Apesar da crise política no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve momentos de descontração ao se encontrar ontem com integrantes da pequena comunidade brasileira na Coréia do Sul. Sorridentes, Lula e dona Marisa usaram máscaras tradicionais. Entre os dez presentes que ganhou, o que mais animou o presidente foram as duas caixas de ginseng vermelho, que, garantem os coreanos, tem poderes energéticos e afrodisíacos.

Ao ouvir do locutor que o ginseng tinha propriedades afrodisíacas, Lula riu, cerrou o punho da mão direita e deu um soquinho no ar, num conhecido gesto de demonstração de virilidade. Ao lado de dona Marisa, ele repetiu o gesto algumas vezes, provocando risos na platéia.

Lula e dona Marisa fizeram questão de abrir todos os presentes e de usar as máscaras gigantes.

¿ Parece comigo. Bonito ¿ brincou Lula, ao usar a máscara.

Ele também ganhou a foto de uma lula e voltou a brincar:

¿ É um Lula de olhos azuis.

Outro presente foi uma biografia sua traduzida para o coreano. Lula quis saber se incluía fotos do casal. O casal presidencial recebeu também peças de porcelana e quadros. O presidente brincou até com o presidente da Associação Brasil-Coréia, Soleiman Dias, que é professor numa universidade em Seul.

¿ Este rapaz é capaz de vender celular na Coréia, não entregar e os coreanos agradecerem ¿ disse Lula, sorrindo.