Título: CASSOL ENTREGA CÓPIAS DE FITAS A FONTELES
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 25/05/2005, O País, p. 10

BRASÍLIA. O governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), entregou ontem ao procurador-geral da República, Claudio Fonteles, e ao ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, cópias de 11 fitas de vídeo que mostram parlamentares do estado cobrando propina em troca de aprovação de projetos de lei de interesse do Executivo local. Mas Fonteles decidiu encaminhar as fitas ao Ministério Público de Rondônia. Apenas o Ministério da Justiça repassou o material para a Polícia Federal.

- Espero que a Justiça apure tudo o que está nas fitas, todas as irregularidades - disse o governador.

Cassol negou ter divulgado as fitas neste momento apenas como retaliação à ação de impeachment aberta contra ele a pedido de seus opositores políticos. Ele explicou que, apesar de ter realizado as gravações em 2003, só agora pôde divulgá-las.

Ao governador, Barreto disse que, no dia anterior, o procurador-geral de Justiça de Rondônia, Abdiel Ramos Figueira, já havia telefonado solicitando que as fitas fossem encaminhadas à PF. Cassol aproveitou os dois encontros para cobrar providências do governo federal. Ele disse que, em 2003, esteve no Ministério da Justiça para pedir a intervenção federal em Rondônia, pois teria antevisto os problemas que a Assembléia Legislativa causaria para sua administração. Cassol reclamou que nada foi feito até agora.

Questionado sobre as acusações de prática de nepotismo na administração de Rondônia, Cassol disse ter dado poucos cargos de confiança a parentes e que, em todos os casos, seriam pessoas competentes.