Título: ALCKMIN LANÇA OBRAS DE OLHO NA CAMPANHA DE 2006
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 25/05/2005, O País, p. 12

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem um novo plano de gerenciamento estratégico que inclui um cronograma de obras públicas, a implementação de serviços públicos e a criação de metas de políticas sociais. Com previsão de recursos de R$12,3 bilhões, os 47 projetos anunciados ontem envolvem ações na área de assistência social, a despoluição do rio Tietê, obras rodoviárias e investimentos em ensino superior. Cada projeto será coordenado por um gerente.

Segundo assessores ligados ao Palácio dos Bandeirantes, Alckmin começa com este plano estratégico a arrumar a casa para se lançar candidato em 2006. O presidente nacional do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), disse que o partido não pretende antecipar o debate eleitoral, mas comemorou:

- Ainda temos o Fernando Henrique como reserva.

"Lançar esses projetos não tem nada a ver com eleição"

Mas em entrevista ontem após a reunião com os secretários, Alckmin desconversou:

- Lançar esses projetos não tem nada a ver com eleição, isso é um dever do governo. Além do mais, se o objetivo fosse o de contrapor ao governo federal, seriam 45 projetos, e não 47 - disse Alckmin, referindo-se ao número da legenda eleitoral do PSDB.

Mas Alckmin fez ataques ao governo federal e disse que o PSDB está preocupado com a instabilidade política no país.

- Não vamos colaborar para aumentar a intranqüilidade. Colocamos o interesse público em primeiro lugar. O brasileiro precisa de tranqüilidade para trabalhar, para o país crescer, para gerar emprego. Mas não podemos confundir (tranqüilidade) com impunidade.

Ontem, o diretório municipal do PSDB deu o pontapé à campanha do governador para presidente. Os tucanos mandaram confeccionar cinco mil adesivos com o slogan "O Brasil precisa de um gerente: Geraldo presidente".

Para as próximas semanas, o governador agendou uma série de encontros em várias cidades do país.