Título: PORTO DE SANTOS ENTRA NO COMBATE AO TERRORISMO
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 25/05/2005, Economia, p. 27
BRASÍLIA. Brasil e Estados Unidos firmaram ontem um acordo para combater o terrorismo em operações de comércio exterior. A partir de agora, as cargas embarcadas no Porto de Santos com destino ao mercado americano serão previamente identificadas e inspecionadas. A medida faz parte de uma série de ações do governo do presidente George W. Bush iniciadas após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
- A cooperação firmada com a assinatura do acordo é o primeiro passo para deter a atividade terrorista - disse o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.
O Porto de Santos é o maior da América do Sul e, por isso, um dos principais pontos de partida de mercadorias para os Estados Unidos. Ele também é o segundo porto da América do Sul a assinar o acordo com o governo americano - o primeiro foi o de Buenos Aires.
O termo firmado prevê que equipes de fiscalização utilizem equipamentos de inspeção e apliquem lacres para preservar a segurança da carga. O acordo também estabelece a troca de informações entre as aduanas dos dois países e o intercâmbio de funcionários. Um grupo de brasileiros vai trabalhar no Porto de Miami. Já americanos vão atuar em Santos.
- O Brasil está participando do único programa multinacional atualmente em vigor no mundo que protege as rotas de comércio global contra a exploração e a ruptura por terroristas internacionais - disse o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich.