Título: Vento terral deixa o mar liso
Autor: Ana Carolina Torres
Fonte: O Globo, 26/05/2005, Rio, p. 16
Enquanto o vendaval levava o que via pela frente em terra, no mar deixava a superfície lisa. O vento, de noroeste, soprava da terra para o mar (por isso é conhecido como terral). O fenômeno deixa as ondas perfeitas para o surfe. Ontem as condições eram boas para a prática do esporte.
¿ O vento terral segura a parede da onda. Com isso, forma ondas tubulares, principalmente no fim da manhã, no auge da maré vazia ¿ explicou o surfista Rico de Souza, que ontem pegou onda na Praia da Macumba.
O Corpo de Bombeiros usou um helicóptero para resgatar três pescadores cuja traineira naufragou a cerca de dez quilômetros da costa de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.
Segundo o Departamento de Meteorologia do Aeroporto de Jacarepaguá, as fortes rajadas de vento foram provocadas por um choque entre a alta pressão da frente fria que chegou à cidade e a baixa pressão do ambiente naquele momento. De acordo com o Climatempo, a frente fria está se deslocando rapidamente para o Espírito Santo. Hoje ainda devem ocorrer pancadas de chuva no Rio, mas não há previsão de rajadas de vento.