Título: Ministro promete mais bondades
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 26/05/2005, Economia, p. 24

Setor produtivo terá menos impostos

SEUL (Coréia do Sul). O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse ontem em Seul que o governo vai continuar fazendo reduções progressivas dos impostos sobre investimentos produtivos. De acordo com Palocci, essa agenda de diminuição da carga tributária começou em 2003, e a chamada ¿MP do Bem¿ faz parte da estratégia.

O pacote de bondades, anunciado semana passada, tem como principal item a suspensão, por cinco anos, da cobrança de PIS e Cofins para novos investimentos industriais que destinem pelo menos 80% dessa produção às exportações.

¿- Começamos em 2003, com a redução do IPI e a diminuição do prazo de devolução do PIS/Cofins. E vamos continuar na agenda de incentivo ao investimento pela via da redução tributária. Vamos, até o final do governo, continuar fazendo reduções progressivas dos impostos sobre os investimentos ¿ disse o ministro.

Palocci, no entanto, fez questão de ressaltar que não é somente graças aos incentivos fiscais que o Brasil está conseguindo atrair investimentos:

¿ O Brasil está na dianteira (de atração de investimentos) pelas características da economia ¿ afirmou o ministro da Fazenda, referindo-se aos fundamentos da economia.

Ele confirmou que o governo estuda mudanças para ampliar as empresas beneficiadas pela ¿MP do Bem¿.