Título: MITSUBISHI PRODUZIRÁ ETANOL NO PAÍS
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 26/05/2005, Economia, p. 27

Japão negocia acordo que pode dobrar exportação do combustível brasileiro

SEUL (Coréia do Sul). O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, chega hoje ao Japão com pelo menos um grande negócio acertado: a Mitsubishi afirmou que pretende produzir álcool combustível em terras brasileiras para exportar para o Japão, que já pode misturar até 3% de etanol à gasolina para reduzir a emissão de poluentes pelos carros.

O país asiático já enviou duas missões técnicas para estudar o assunto no Brasil e um acordo de compra pode sair até o próximo ano, afirmou o ministro. O Brasil exporta hoje cerca de US$300 milhões em etanol para o mundo, mas o valor pode ser dobrado se o Japão iniciar mesmo a compra do combustível do Brasil.

¿ Os japoneses querem segurança e regularidade no fornecimento de etanol. O país busca um combustível menos agressivo ao meio ambiente enquanto o hidrogênio não vira o padrão da indústria.

Segundo os jornais japoneses, o governo do país asiático vai incentivar o aumento da compra de etanol brasileiro. O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, mostrará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o projeto para promover o uso do combustível alternativo.

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou que os coreanos querem importar etanol e produzir biodiesel no Brasil. Ela afirmou ainda que o governo acertou com a Petrobras antecipar de 2009 para junho de 2008 a entrada em operação do campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, para fornecimento de gás natural para as termelétricas nacionais.

www.oglobo.com.br/petroleo