Título: GRIPE DAS AVES DEVE CONTAMINAR 1,2 BILHÃO DE PESSOAS
Autor:
Fonte: O Globo, 26/05/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 30

Estudo publicado na `Nature¿ aponta doença como a próxima pandemia global, que poderia matar 7,5 milhões

WASHINGTON. A gripe das aves deve se tornar a próxima pandemia mundial e contaminar cerca de 1,2 bilhão de pessoas, o equivalente a 20% da população do planeta. O dado alarmante faz parte da reportagem de capa da última edição da revista ¿Nature¿, que publicou um artigo científico e um editorial sobre o tema.

Os números são estimativas feitas por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Monitoramento de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e de cientistas holandeses do Erasmus Medical Center. Nas projeções mais otimistas, entre os 20% de pessoas contaminadas do planeta, cerca de 30 milhões precisariam de tratamento médico intensivo, o que faria com que ficassem internadas em hospitais, e cerca de 7,5 milhões morreriam. O problema, no entanto, é que a letalidade da gripe das aves em humanos atualmente é de cerca de 60%, o que pode fazer com que o número de vítimas fatais seja muito maior.

Mutação do vírus é a causa da possível pandemia

O motivo da preocupação dos pesquisadores é a mutação do vírus H5N1, o que permitiria que ele fosse transmitido por seres humanos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou semana passada que há fortes indícios de que a gripe das aves tenha conseguido passar de uma pessoa para outra. Dados da organização sugerem que no Vietnã, o país mais castigado pelo surto mais recente da doença, o H5N1 mudou desde o início deste ano. Até então, achava-se que o vírus responsável pela gripe contagiava apenas pessoas que tiveram contato com aves contaminadas, o que limitava sua expansão.

¿ Já é preciso pensar em ações regionais, nacionais e globais diante de uma provável pandemia de gripe das aves. Se nossas perspectivas se confirmarem, os impactos sobre a saúde, a economia e diversos outros segmentos dos países serão devastadores ¿ afirmou o professor Michael Osterholm, coordenador dos estudos na Universidade de Minnesota.

Pesquisador diz que assunto deve ser analisado pelo G-8

Segundo Osterholm o assunto deve ser cuidado pelo G-8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia) e medidas radicais devem ser tomadas o quanto antes para tentar-se evitar que uma tragédia de proporções planetárias ocorra.

¿ Os líderes das áreas afetadas têm a responsabilidade de diminuírem e até mesmo proibirem viagens e comércio internacional o mais rápido possível ¿ disse.