Título: CONGELAMENTO DE EMBRIÕES CRIA GÊMEOS COM SEIS ANOS DE DIFERENÇA
Autor: Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 26/05/2005, O Mundo / Ciencia e VIda, p. 30

Alissa, nascida em São Paulo no sábado, é irmã de João Marcelo

SÃO PAULO. A pedagoga Alessandra Câmara Silveira, de 32 anos, é a primeira mulher brasileira a ter dois filhos gêmeos nascidos com seis anos de diferença. No último sábado, nasceu no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a menina Alissa, com 2,6 quilos e 47 centímetros, após cesariana. A menina foi gerada por fertilização in vitro, a partir de um embrião congelado desde 1998.

Nesse ano, quando a pedagoga estava com 25 anos, os médicos da Clínica de Reprodução Humana Sinhá Junqueira, de Ribeirão Preto, coletaram 12 óvulos que foram fecundados e congelados. Dois deles foram inseminados e há seis anos nasceu o primeiro bebê, o menino João Marcelo.

No ano passado, ela inseminou outros dois óvulos, o que resultou na gestação da Alissa. Como os óvulos pertencem ao mesmo ciclo fértil, a menina é gêmea não idêntica de João Marcelo, embora nascida anos depois, um fato raro na medicina brasileira. Alessandra ainda tem sete embriões congelados e disse ontem não descartar ter outro filho gêmeo:

¿ Quando o João Marcelo nasceu, mantivemos os embriões congelados. No ano passado, ele me pediu um irmãozinho. Se mais tarde eles me pedirem outro irmãozinho, vamos recorrer aos embriões que estão congelados.