Título: CNBB: CORRUPÇÃO "BÓIA NAS ÁGUAS DO PAÍS"
Autor: Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 27/05/2005, O País, p. 4

Dom Geraldo diz que políticos deveriam ser exemplo mas `dão lição de tristeza¿

SALVADOR. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, disse ontem que vê com tristeza a ¿onda de corrupção que assola o país¿ e que ninguém pode dormir tranqüilo diante desse cenário. Segundo ele, a corrupção está em toda a parte, ¿boiando nas águas¿ do Brasil.

¿ Como é fácil corromper e ser corrompido neste país! Isso é muito sério ¿ disse o cardeal momentos antes da celebração da missa de Corpus Christi na Catedral Basílica.

¿ Do jeito que as coisas estão, não podemos ter confiança na relação entre as pessoas e os políticos ¿ disse, afirmando que quem deveria dar o exemplo ¿infelizmente só nos dá uma lição de tristeza¿, referindo-se aos políticos.

Perguntado se os escândalos de corrupção estariam manchando a imagem do governo Lula, Dom Geraldo respondeu que mancham a todos os brasileiros, não apenas ao governo, e lamentou que nada esteja sendo feito para punir, de forma eficaz, os corruptos.

¿ Alguém já devolveu alguma coisa do que roubou? ¿ indagou o cardeal. ¿ Quem rouba deveria devolver até mais do que tirou da sociedade.