Título: PRESIDENTE NÃO FALA SOBRE DECISÃO DO CONGRESSO
Autor:
Fonte: O Globo, 27/05/2005, O País, p. 8
Lula tentou mostrar bom humor, mas irritação era evidente
TÓQUIO, Japão. À noite, quando chegava à sede do governo japonês para um encontro com o primeiro-ministro Junichiro Koizumi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desconversou ao ser interpelado pelos jornalistas sobre a decisão do Congresso em favor da abertura da CPI dos Correios:
¿ Não pode (perguntar agora). Porque vou falar com vocês apenas na sexta-feira (hoje), quando terminar minha visita ao Japão.
Na viagem ao Japão, Lula só conversou com dona Marisa
Apesar de tentar demonstrar bom humor, a irritação e a preocupação de Lula eram evidentes. Segundo integrantes da comitiva, Lula ficou apenas com dona Marisa durante a viagem de Seul a Tóquio, sem chamar parlamentares ou ministros para conversas. Na ida para a Ásia, no dia 22, ele fez exatamente o contrário.
Na madrugada anterior, Lula se manteve em contato direto com Brasília, por telefone, na tentativa de evitar a instalação da CPI dos Correios, falando com os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Aldo Rebelo (Coordenação Política). O presidente viajou às 8h da manhã de ontem (20h de quarta no Brasil) de Seul para Tóquio e, ao chegar, conversou novamente com Dirceu e Aldo e foi informado de que a CPI era inevitável. Mesmo assim, passou a noite em claro, reunido com ministros, entre eles Antonio Palocci (Fazenda), políticos que o acompanham e com parlamentares.