Título: Soltos 12 acusados de corrupção em Alagoas
Autor: Arnaldo Ferreira
Fonte: O Globo, 27/05/2005, O País, p. 9

Peixes miúdos¿ do esquema de desvio de dinheiro vão aguardar o julgamento em liberdade; 19 suspeitos continuam presos

MACEIÓ. A Justiça Federal manteve a prisão preventiva de até 90 dias para 19 dos 31 presos pela Operação Gabiru, entre eles prefeitos, ex-prefeitos, empresários, funcionários da Caixa Econômica Federal, de prefeituras e agiotas. Os outros 12 acusados de pertencer à quadrilha que desviava dinheiro da saúde e do Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério) em Alagoas ganharam o direito de aguardar o julgamento em liberdade. Oito deles saíram carceragem da Polícia Federal já na manhã de ontem.

Apesar da decisão, todos vão responder a inquérito pelos crimes de prevaricação, desvio de dinheiro público, improbidade administrativa, crime contra o sistema financeiro e formação de quadrilha. Se forem condenados, podem pegar até 15 anos de prisão. Entre os que foram soltos, está o ex-prefeito de Maragogi Fernando Sérgio Lyra, que foi coordenador em Alagoas das campanhas presidenciais de Fernando Henrique Cardoso.

Ex-prefeito apontado como chefe do esquema está preso

Entre os 19 presos que dividem as celas da Polícia Federal, oito são prefeitos e quatro ex-prefeitos, entre eles Rafael Torres, da cidade de Rio Largo. Torres foi apontado pelo superintendente da Polícia Federal de Alagoas, delegado Carlos Rogério Cotta, como o chefe da quadrilha que há dez anos desvia dinheiro da saúde e da educação através de empresas fictícias, licitações de cartas marcadas, notas fiscais frias.

¿ Só este ano a quadrilha desviou quase R$2 milhões da merenda escola em 11 municípios ¿ disse o delegado.

Os acusados soltos ontem foram classificados pela polícia como ¿peixes miúdos¿ do esquema. Os delegados, agentes federais e técnicos da Controladoria Geral da União que investigam prefeituras alagoanas disseram que outras autoridades podem ser presas.

Os advogados dos suspeitos libertados afirmaram que a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União não encontraram provas conclusivas contra seus clientes. Mas esta versão não foi confirmada. A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que todos foram interrogados e sabem que vão responder ao inquérito em liberdade.

A operação Gabiru teve início há dez meses. No último dia 17, o desembargador Marcelo Ribeiro Navarro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, expediu 31 de mandados de prisão e 61 de busca e apreensão de documentos.

Prefeitos presos tentam se licenciar dos cargos

Com a decretação das prisões preventivas, os oito prefeitos começaram ontem a mobilizar seus assessores para conseguir junto às câmaras municipais a aprovação de um requerimento de licença.