Título: OPOSIÇÃO QUER IMPEDIR QUE CPI PARE NO RECESSO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/05/2005, O País, p. 4

PSDB e PFL assinam pedido para manter trabalhos em julho

BRASÍLIA. Ciente de que o governo usará todas as armas regimentais e jurídicas que dispõe para manter sob controle a CPI, a oposição começou a traçar sua estratégia. A primeira providência já foi tomada: os líderes de PSDB, PFL e P-SOL assinaram ontem um pedido de autoconvocação do Congresso. A idéia é suspender o recesso de julho para que as investigações não sejam interrompidas.

¿ Embora o governo esteja louco para que chegue julho e não haja trabalho, não deixaremos ¿ disse o líder do PFL, senador Agripino Maia (RN).

¿ Por ser uma autoconvocação, não implicará gasto adicional de ajuda de custo para os parlamentares ¿ explicou Heloisa Helena (P-SOL-AL), que assinou o pedido.

Para neutralizar a maioria que o governo terá na CPI e tem na Comissão Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara ¿ onde será julgado um recurso que propõe o indeferimento da CPI por considerar que não há fato determinado para a investigação ¿ a oposição promete mobilizar a opinião pública.

¿ Nós temos o regimento, gogó, e a opinião pública pode mudar esse quadro. Não aceitaremos o rolo compressor ¿ acrescentou Agripino.

A oposição também promete reagir às articulações do governo para garantir a presidência da CPI, que caberia ao PT da Câmara, e a relatoria, que pelo rodízio ficaria com a oposição no Senado.