Título: Petistas rebeldes atacam duramente Dirceu
Autor: Adriana Vasconcelos, Evandro Éboli e Maria Lima
Fonte: O Globo, 28/05/2005, O País, p. 5

Cristovam culpa ministro pela nomeação de Marinho e diz que filtro da Casa Civil pode ter ficado `tolerante com corrupção`

BRASÍLIA. Ao recomendar aos rebeldes do PT que assinaram o requerimento de criação da CPI dos Correios que sigam para a oposição e deixem o partido, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, virou alvo de críticas de petistas e da oposição. Único petista na sessão de ontem no Senado, Cristovam Buarque (PT-DF) não apenas acusou o Palácio do Planalto de estar cometendo equívocos de ordem política e moral ao tentar barrar a investigação como responsabilizou Dirceu pela nomeação de Maurício Marinho ¿ que foi flagrado recebendo propina ¿ para a chefia do Departamento de Contratação dos Correios.

Da tribuna, Cristovam lembrou que todas as nomeações passam pela Casa Civil, que é encarregada de filtrá-las. Segundo ele, esse filtro não estaria funcionando ou teria ficado tolerante com a corrupção:

¿ Culpo Dirceu pela nomeação. Se alguém está cometendo erros é Dirceu. Se alguém deve ser responsabilizado é José Dirceu. Pelo filtro da Casa Civil passaram pessoas erradas. Ou o filtro da Casa Civil ficou incompetente ou tolerante com a corrupção.

Cristovam, que é favorável à CPI mas não assinou o requerimento, disse ainda que, se houver punição para os 14 deputados petistas que assinaram o documento, além do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ele também vai se sentir atingido.

¿ O mais estranho é que a proposta tenha saído do Palácio do Planalto e não da direção do partido, o que já revela uma promiscuidade da relação do governo com o PT. Se houver punição, entrego a presidência da Comissão de Relações Exteriores e vou embora. Mas ainda há tempo para mostrar que somos decentes ¿ acrescentou.

Rebeldes vão se reunir no Rio na segunda-feira

O deputado petista Chico Alencar (RJ), um dos 14 deputados que assinaram a CPI, disse que os rebeldes se reúnem no Rio na segunda-feira para divulgar um documento propondo que, em vez de punição, governo e PT trabalhem por uma agenda ética que inclua a defesa da permanência do procurador-geral Cláudio Fonteles, o afastamento do ministro da Previdência, Romero Jucá, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e a suspensão de nomeações nas estatais por critérios políticos.

¿ Quem é José Dirceu para nos convidar a deixar o PT? A gente dispensa o convite dele. No partido, ele tem a mesma autoridade que nós e não estamos o convidando a deixar o PT. Que ele governe e pare de contratar assessores, como Waldomiro (Diniz), que nos deu, ao PT e ao governo, um enorme desgaste. Ele foi muito deselegante e desrespeitoso. Um chefe da Casa Civil deve agir com mais dignidade ¿ disparou Chico Alencar.

Para o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN), as declarações abrem margem para a conclusão de que "lugar de caça-corrupto é fora do PT".

¿ Parece que o ícone do governo continua usando salto 45 ¿ alfinetou Agripino, referindo-se a Dirceu. Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrou do presidente Lula um choque ético no governo.