Título: GESTO DE SUPLICY DESAGRADOU Á SUA BANCADA
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 28/05/2005, O País, p. 8

`Se era questão de princípio, não deveria ter ido à reunião¿

BRASÍLIA. Ao contrariar a recomendação do diretório nacional do PT de não apoiar a criação da CPI dos Correios, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pode ter ficado bem com seus eleitores ¿ já que nas últimas 48 horas recebeu mais de 700 e-mails, entre os quais 660 elogiando seu gesto ¿ mas enfrentará um clima hostil dentro da bancada do PT.

É que Suplicy se antecipou na decisão, deixando para trás pelo menos mais quatro colegas ¿ Cristovam Buarque (DF), Paulo Paim (RS), Serys Slhessarenko (MT) e Flávio Arns (PR) ¿ que já tinham assinado uma procuração solicitando a inclusão de seus nomes no requerimento de criação da CPI.

¿ Acho que o Suplicy errou. Se achava que era uma questão de princípio assinar a CPI, não deveria nem ter participado da reunião da bancada ¿ criticou Cristovam, que disse ter sido surpreendido pelo gesto de Suplicy.

Cristovam Buarque recebeu mensagens de protesto

Segundo Cristovam, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), havia liberado os cinco senadores do PT que queriam assinar o requerimento da CPI, mas pediu para que o apoio só fosse anunciado no fim da noite de quarta-feira, para que o trabalho de retirada das assinaturas na Câmara não fosse prejudicado. Com a antecipação de Suplicy, o grupo desistiu de seguir adiante.

¿ A verdade é que já não nos sentíamos confortáveis de dar nossa assinatura na última hora. Ficaria parecendo que só queríamos aparecer na foto, embora não fosse o caso, já que vinha me manifestando a favor da investigação ¿ observou Cristovam, acrescentando que sua decisão acabou lhe rendendo várias mensagens de protesto de seus eleitores.

Na tentativa de levar os outros colegas a seguirem seus passos, Suplicy chegou a pôr a namorada, a jornalista Mônica Dallari, para conversar pelo telefone com Cristovam e Paim.

¿ Estou fora. Vai parecer oportunismo ¿ respondeu Cristovam a Mônica.