Título: A MIGRAÇÃO DOS PATAXÓS
Autor: Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 28/05/2005, Rio, p. 12

Índios deixam aldeia no Sul da Bahia para vender artesanato no calçadão da Zona Sul

Nada de bonés com a bandeira do Brasil, cangas ilustradas com o calçadão de Copacabana ou camisas da seleção brasileira. Os tradicionais souvenirs vendidos na orla de Ipanema e do Leblon estão perdendo espaço para o artesanato indígena. São diferentes modelos de colares e pulseiras feitos com sementes de pau-brasil e açaí, além de brincos enfeitados com penas de aves da Amazônia e bolsas trabalhadas em palha de coqueiro. Os produtos estão sendo vendidos por dois índios que vieram das aldeias Coroa Vermelha e Caraíva, no Parque Nacional do Monte Pascoal, no Sul da Bahia. Os pataxós vieram ao Rio, de carro, para investir no potencial turístico da cidade.

¿ Nós sobrevivemos graças ao nosso artesanato. Aproveitamos a baixa estação na Bahia para tentar vender nossos produtos aqui no Rio ¿ disse o índio Araçari Pataxó, de 18 anos, que chegou à cidade há dois dias.

Ele veio com o amigo da aldeia vizinha Luiz Pataxó, de 48. Os dois trouxeram mais de mil peças artesanais. A meta é voltar assim que conseguirem vender todas as mercadorias. Como estão sem moradia, os índios dormem dentro do carro, estacionado no Morro do Vidigal. O refúgio violento foi escolhido por eles para conseguirem ficar próximo da praia.

As peças indígenas estavam expostas ontem de manhã em cima de caixotes improvisados em frente à Avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon. Colares feitos com sementes pintadas de juerana, açaí, pau-brasil e até olho de bode e pedaços de coco fazem sucesso na orla. Banhistas e pedestres aproveitaram a novidade para apreciar também lanças esculpidas em madeira, saias de palha e cocares.

¿ Conheço essas peças. Vocês são de Porto Seguro, não? ¿ perguntou uma banhista, sem se identificar.

Uma outra banhista que caminhava no calçadão, Gina Andrade, de 46 anos, também parou para olhar de perto as mercadorias.

¿ Acho uma ótima opção para os turistas. Eles gostam do artesanato brasileiro e as peças indígenas são a cara do país ¿ afirmou.

Não é a primeira vez que índios vêm para o Rio vender artesanato em praias da cidade. Em dezembro do ano passado, índias pataxós passaram mais de 15 dias em solo carioca vendendo seus produtos na Avenida Atlântica, em Copacabana. Vindas de Coroa Vermelha, Aroeira e Guacirema ficaram apavoradas com a violência da cidade. As índias alugaram quartos no Morro do Cantagalo. (F.P.)