Título: FILME BRASILEIRO EMOCIONA
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 26/05/2005, Economia, p. 21

Tizuka Yamazaki exibe `Gaijin 2'

TÓQUIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrancou aplausos da platéia de cerca de 700 empresários japoneses e brasileiros no hotel Okura, quando relacionou a história dos imigrantes japoneses no Brasil no século passado com a saga dos imigrantes brasileiros no Japão de hoje. Mas emocionados ficaram mesmo os japoneses e dekasseguis que assistiram ontem, em Tóquio e Nagóia, à estréia do filme brasileiro ¿Gaijin 2 ¿ ama-me como sou¿, de Tizuka Yamazaki.

Com um custo de R$5 milhões, ¿Gaijin 2¿ conta a história de cem anos da imigração dos dois povos e pode ser considerado uma continuação de ¿Gaijin ¿ caminhos da liberdade¿. Foram quase dez anos entre a decisão de produzir ¿Gaijin 2¿ e a primeira exibição do filme, visto por Lula no avião durante a viagem do Brasil para a Coréia do Sul:

¿ Foi um final feliz para um filme que sofreu tantos reveses, como a crise do câmbio brasileira e o 11 de setembro. Dia 2 de setembro, o filme será exibido no Brasil ¿ disse Tizuka.

Lula também foi recebido ontem pelo imperador Akihito e pela imperatriz Michiko, no Palácio Imperial. O presidente e dona Marisa participaram de um almoço. Lula comentou que disse ao imperador que o Brasil faria uma grande festa para comemorar os cem anos da imigração japonesa, em 2008.