Título: BENTO XVI CRÊ EM FIM DE CISMA DE QUASE MIL ANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2005, O Mundo, p. 28

Crítica a consumismo desenfreado e a indiferença religiosa

BARI. Segunda maior cidade do Sul da Itália, depois de Nápoles, Bari é um centro importante de turismo religioso, para onde vão peregrinos católicos e ortodoxos visitar o túmulo de São Nicolau, cujos restos mortais foram levados da Turquia por autoridades de Bari em 1087. Foi justamente este o primeiro destino escolhido pelo Papa para anunciar sua missão de pôr fim aos mil anos de divisão entre católicos e ortodoxos.

Desde que foi eleito, em 19 de abril, o Papa vem mostrando seu compromisso com o diálogo inter-religioso. As Igrejas do Oriente e do Ocidente se dividiram no Grande Cisma de 1054 e as igrejas Anglicana, da Inglaterra, e Protestante surgiram de rompimentos com a tutela de Roma no século XVI.

Pontífice destaca a importância de perdoar

Em Bari, onde encerrou com uma missa campal o 24º Congresso Eucarístico Nacional, Bento XVI pediu aos cristãos que não permitam que suas almas sejam corroídas por ressentimento de acontecimentos passados e que ¿aprendam a grande lição do perdão¿:

¿ Como podemos nos comunicar com o Senhor se não nos comunicamos entre nós mesmos? ¿ indagou o Papa.

Ele criticou o mundo ¿marcado pelo consumismo desenfreado e pela indiferença religiosa, que muitas vezes parecem descartar Deus.¿ A próxima viagem de Bento XVI está marcada para agosto, a Colônia, na Alemanha, onde participará do Dia Mundial da Juventude.