Título: EM BARI, PAPA PEDE UNIÃO DE CRISTÃOS
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2005, O Mundo, p. 28
BARI. Na primeira viagem de seu Pontificado, Bento XVI visitou ontem a cidade de Bari, no sudoeste da Itália, a 300 quilômetros do Vaticano, e pregou a união de todas as igrejas cristãs, prometendo dedicar toda a sua energia à aproximação com os cristãos ortodoxos. O Papa foi de helicóptero até a cidade, um porto no Mar Adriático.
Bari é importante tanto para os católicos quanto para os ortodoxos por abrigar os ossos de São Nicolau, bispo que viveu no século IV e do qual teria se originado a lenda de Papai Noel. Bento XVI saudou os fiéis a bordo de um papamóvel e terminou a visita de três horas e meia com uma missa para 200 mil pessoas.
¿ Bem aqui, em Bari, a cidade que abriga os ossos de São Nicolau, uma terra de encontro e diálogo com nossos irmãos cristãos do leste, eu repito a minha intenção de empreender o compromisso fundamental de trabalhar com toda a minha energia para reconstruir a unidade plena e visível de todos os seguidores de Cristo ¿ disse Bento XVI.
Na volta, o Papa atendeu a um pedido do piloto de sobrevoar em baixa altura sua aldeia, Duronia, para que o Pontífice a abençoasse do alto.