Título: DIFERENÇA PARTIDÁRIA NÃO IMPEDE UNIÃO DE PREFEITOS
Autor: Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 29/05/2005, Economia, p. 27

SANTO ANTÔNIO DO AMPARO (MG). O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (Cismarg), João Ronaldo Pinheiro, é do PT do governo federal. Mesmo assim, foi eleito pelos secretários de 18 municípios de diversos partidos, da base e de oposição: PSDB, PL, PP, PMDB, PFL e PTB. No mix de coloração partidária, o presidente do Cismarg, o prefeito de São Francisco de Paula, Altair Júnior da Silva, é do PL, o vice, Evandro de Paiva Carrara, prefeito de Santo Antônio é do PMDB.

¿ Sigla aqui entre nós não importa ¿ garante João Ronaldo Pinheiro.

Entre os 18 municípios que integram o consórcio do Alto Rio Grande, o PSDB tem a maioria, com quatro prefeituras, seguidas de três do PMDB, três do PL e três do PP. Juntos, eles comandam municípios que somam mais de 200 mil pessoas. Apesar de ser uma das regiões mais ricas do estado de Minas, com vastas plantações de café, o Alto Rio Grande ainda carece de saneamento básico ¿ tratamento de água e esgoto, de lixo e de águas pluviais.

O município de Lavras, o maior da região, joga todo o dejeto dos seus 80 mil habitantes no Rio Grande.

¿ Os consórcios de saneamento vão se proliferar. Só assim, a demanda por serviços de saúde vai cair muito ¿ diz o secretário de Saúde de Anto Antônio, Marcelo Carrara.