Título: Decisões são tomadas em conjunto
Autor: Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 29/05/2005, Economia, p. 27

SANTO ANTÔNIO DO AMPARO (MG). Os consórcios são arranjos de política pública. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (Cismarg) é gerido por um conselho, cujo presidente é eleito pelos prefeitos das cidades participantes e cujo secretário-executivo, o único que tem salário, é escolhido pelos secretários de Saúde.

Com base no tamanho da população e do repasse a que eles têm direito da União, é estipulada uma cota de contribuição ao Fundo do Conselho Gestor, que é descontada compulsoriamente na conta-corrente do município, começando com R$1,2 mil ¿ a menor cidade ¿ e ultrapassando os R$5 mil.

Os serviços prestados à população são divididos entre os municípios. No caso do Cismarg, o município de Santo Antônio do Amparo é o centro de referência, enquanto Oliveiros é o centro de urologia e São Francisco, o de fisioterapia.

O pagamento feito pela cidade ao fundo se reflete numa cota mensal de atendimento em cada uma das unidades. Por exemplo, o município de Santo Antônio tem direito a seis atendimentos de cardiologia no mês, 20 mamografias, 11 de ortopedia, oito de psiquiatria.

Um município, porém, pode negociar cotas com outros municípios de acordo com a demanda pelos atendimentos. O transporte dos passageiros é feito por ambulâncias do consórcio ¿ UTI móvel ¿ por ônibus fornecidos pelos municípios (em alguns casos) ou pelo próprio paciente.

No consórcio, tudo é dividido, inclusive o salário dos diversos especialistas (cardiologia, ultrassonografia etc.) e a compra dos aparelhos médicos.