Título: BR e Shell têm preferência do consumidor
Autor: Ramona Ordonez
Fonte: O Globo, 29/05/2005, Economia, p. 29

Pesquisa revela disputa acirrada no setor de distribuição

A Petrobras Distribuidora (BR) e a Shell ¿ respectivamente líder e vice-líder no setor de combustíveis no país ¿ têm as maiores possibilidades de continuar crescendo no mercado de distribuição. Já Ipiranga, Esso e Texaco devem trabalhar fortemente para não perder clientes. Essas conclusões estão num estudo feito pela Synovate, instituto de pesquisas que atua em 50 países.

A Synovate ouviu 1.500 pessoas em nove capitais. No levantamento fica clara a preferência dos consumidores pela marca BR, seguida de Shell, Ipiranga, Esso e Texaco. O instituto constatou ainda que a BR pode roubar clientes sobretudo da Ipiranga, elevando em 7,4% sua base de consumidores. Segundo a pesquisa, a BR tem potencial para ficar com 3,5% dos clientes da Ipiranga e 2,6% dos da Esso. Porém, a estatal também pode perder 5,4% dos consumidores que tem hoje, dos quais 3,3% iriam para a Shell.

Expectativa de aumento no consumo de combustíveis

Para o instituto, o aumento da base de clientes da Shell pode chegar a 7,7%, especialmente com consumidores que abastecem o carro em postos Esso. Mas o grupo anglo-holandês também correria o risco de perder 6,1%, em especial para a própria BR.

Ipiranga, Texaco e Esso perderiam clientela para as duas marcas líderes. Segundo o instituto, enquanto o ganho da Ipiranga seria de até 3,5%, a perda chegaria a 9%. E a Esso, segundo a pesquisa, tem chance de ganhar 3,7% de clientes, sobretudo da Ipiranga. Mas perderia até 9,6% de sua base para as duas maiores, em especial a BR. No caso da Texaco, o ganho não passaria de 3,9%, mas as perdas seriam de até 7,4%. Quem mais levaria clientes da Texaco seria a Shell.

O gerente da Synovate, Eduardo Sincofsky, disse que a BR lidera a pesquisa em quesitos como que empresa vem à cabeça do consumidor como marca de combustíveis (44%), seguida de Shell (19%), Ipiranga (11%), Esso (9%), e Texaco (5%).

Os consumidores mostraram também que, em termos de marcas usadas com maior freqüência, a preferência pelas companhias brasileiras é maior: a líder é a BR, com 41% da preferência, seguida da Ipiranga, com 16%, e pela Shell, com 14%; e Esso e Texaco com 10%.

Segundo a pesquisa, 55% das pessoas responderam que vão usar no futuro o mesmo volume de combustíveis gastos atualmente, 27% vão usar mais combustível, e 13% afirmaram que vão consumir menos.

¿ Isso mostra que há uma expectativa de crescimento global do Brasil ¿ afirmou Manuel Antônio Lopes, diretor-geral da Synovate.