Título: EM ALAGOAS, SECRETÁRIO SOB SUSPEITA
Autor:
Fonte: O Globo, 31/05/2005, O País, p. 4
Maurício Quintella foi intimado a depor sobre desvio de recursos da educação
MACEIÓ. O secretário estadual de Educação de Alagoas, deputado federal Maurício Quintella (PDT-AL), está sendo investigado pela Operação Gabiru, que apura desvio de recursos destinados à educação e à saúde. Quintella foi intimado ontem pela Polícia Federal a depor. Com sua intimação, sobe para 41 o número de indiciados na operação, que resultou na prisão de 31 pessoas no dia 17 passado.
Dezenove delas permanecem presas na Polícia Federal de Alagoas: oito são prefeitos e quatro ex-prefeitos. Todos são acusados de desviar dinheiro público em 11 municípios.
A Polícia Federal passou a suspeitar de Quintella depois de analisar grampos telefônicos por dez meses e de desvendar um suposto esquema montado pelo ex-prefeito de Rio Largo Rafael Torres, que seria o chefe da organização e fornecia notas fiscais falsas e fazia licitações viciadas para prefeituras alagoanas.
Quintella nega envolvimento no esquema:
¿ Soube que nas gravações feitas pela Polícia Federal aparece meu nome pronunciado por uma pessoa que queria se aproximar de mim. Eu não posso impedir ninguém de falar o meu nome.
A polícia também investiga o envolvimento de Quintella com um agiota, que trocava o dinheiro público desviado pelos prefeitos por dólares e euros.
O assessor de imprensa da Polícia Federal, Fábio Franciolli, disse que a intimação a Quintella foi endereçada a seu chefe, o governador Ronaldo Lessa. Quintella reagiu e disse que não vai depor porque o convite foi feito de forma errada.
Ontem a PF interrogou mais um prefeito, Carlos Eduardo Baltar Maia (PMN), do município de Branquinha.