Título: PTB indicou filho de Marinho para Eletronorte
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 31/05/2005, O País, p. 8
Engenheiro foi contratado a pedido do presidente da estatal, que é amigo do presidente do partido, Roberto Jefferson
BRASÍLIA. Apontado como integrante de esquema de fraudes em licitações dos Correios, Maurício Marinho, ex-chefe de Contratação e Administração da estatal, teve ajuda do PTB para empregar um filho em outra empresa pública. O engenheiro agrônomo Marcelo da Silva Marinho, de 25 anos, trabalha desde novembro de 2004 na Eletronorte, estatal comandada pelo PTB, partido que, segundo Marinho, seria o destinatário do dinheiro arrecadado em troca de facilidades em licitações dos Correios.
Marcelo foi contratado por uma empresa terceirizada, a pedido do presidente da empresa, Roberto Salmeron, homem de confiança do PTB e amigo do presidente do partido, Roberto Jefferson, que, desde o surgimento das denúncias, negava proximidade com Marinho.
Marcelo é lotado na superintendência de Meio Ambiente, vinculada à Diretoria de Engenharia. Quando foi contratado, a diretoria era chefiada pelo petista Israel Bayma, que recebeu a indicação do próprio Salmeron, escolhido por Jefferson para a presidência da estatal. Bayma não confirma nem nega que tenha autorizado a contratação, mas admite a possibilidade:
¿ O nome dele provavelmente foi indicado por um diretor. Pode até ter sido pelo presidente ¿ disse o petista, que deixou o cargo em 28 de fevereiro.
O ex-agente do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) José Santos Fortuna Neves negou ontem, em depoimento ao Ministério Público Federal, que tenha gravado a fita de vídeo em que Marinho aparece recebendo R$3 mil de um suposto empresário. Capitão reformado da PM de Minas e representante da Intermec, multinacional que participou de uma licitação dos Correios no início do ano, Fortuna foi citado por Jefferson, em depoimento prestado aos procuradores semana passada.