Título: SHARON MOSTRA DESCONTENTAMENTO COM BRASIL
Autor: Renata Malkes
Fonte: O Globo, 31/05/2005, O País, p. 9

Em encontro com Celso Amorim, primeiro-ministro de Israel diz esperar que relação entre os dois países melhore

JERUSALÉM. O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, expressou descontentamento com o governo brasileiro devido à realização da cúpula América do Sul-Países Árabes, realizada no início do mês em Brasília. Sharon se reuniu ontem com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, marcando o fim da visita de dois dias do chanceler brasileiro a Israel.

¿ O Brasil é lindo. Estive duas vezes em Brasília e guardo ótimas recordações. Mas agora a cidade me faz lembrar outra coisa. Não estamos contentes com o que houve lá, mas espero que as relações entre Brasil e Israel melhorem. Vemos o Brasil como um país de grande importância. Não confiamos em ninguém quando tratamos de segurança nacional. Vocês vivem num país tão bonito que às vezes podem não compreender bem os problemas de nossa região ¿ disse o primeiro-ministro de Israel, em tom descontraído.

Amorim classificou o encontro de extremamente positivo e disse que serviu para aprofundar a confiança entre os países. Segundo o chanceler, o Brasil recebeu elogios quanto ao papel que pode exercer na mediação do conflito no Oriente Médio. Ele negou que tenha havido cobrança e se surpreendeu com o conhecimento de Sharon sobre política nacional.

¿ Sharon fala de maneira direta e franca. Revelou a preocupação com a cúpula e tive a oportunidade de explicar que houve outros pontos importantes debatidos com líderes árabes, como questões comerciais. Foi uma referência rápida e sem críticas. A conversa provou que não há ressentimentos, mas muita disposição ao diálogo ¿ disse Amorim.