Título: VOLTA O FANTASMA DA FALTA DE MÉDICOS
Autor: Natanael Damasceno
Fonte: O Globo, 31/05/2005, Rio, p. 12

Profissionais contrários a cooperativas se negam a ir trabalhar

A semana começou com uma situação caótica em alguns hospitais da rede estadual devido à falta de médicos. O presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa (Alerj), deputado Paulo Pinheiro (PT), percorreu ontem à tarde vários hospitais e constatou que é grande o número de profissionais que não quiseram assinar contratos com as cooperativas e deixaram de ir trabalhar. Em dois hospitais ¿ Getúlio Vargas (Penha) e Carlos Chagas (Marechal Hermes) ¿ faltaram profissionais.

O deputado se reúne hoje com o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, para discutir a situação e pedir que se ponha fim às cooperativas e ao convênio assinado com a Fundação Escola do Serviço Público (Fesp) para absorver os prestadores de serviços.

¿ Vou mostrar ao secretário que o problema que ocorreu no último fim de semana continua e que a situação é caótica na rede ¿ disse Pinheiro.

Cantarino deu prazo até hoje para que os diretores apresentem um levantamento sobre as necessidades de pessoal. Se necessário, haverá contratação de novos profissionais. Quanto ao pagamento, o secretário informou que todos os que estão trabalhando receberão.