Título: PROTESTO NO SUL REÚNE HOJE 3 MIL AGRICULTORES
Autor: Eliane Oliveira e Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 31/05/2005, Economia, p. 19

PORTO ALEGRE. Os produtores gaúchos de arroz, que têm fechado as fronteiras para evitar a importação do produto do Uruguai e Argentina, realizam hoje manifestação que deverá parar a Grande Porto Alegre: 400 tratores, 80 ônibus, 200 caminhões e camionetes saem do Parque de Exposições Assis Brasil (a Expointer), em Esteio, para percorrer 30 quilômetros em direção à capital. Eles vão se reunir em frente aos prédios dos ministérios da Fazenda e da Agricultura, pedindo que o governo compre o excedente do mercado interno gerado pelas importações e que suspenda as compras de arroz nos países vizinhos.

O protesto mobilizará mais de três mil produtores de arroz de cerca de cem municípios. O fechamento das fronteiras para impedir a entrada de arroz importado, onde até agora se concentravam os protestos, vem ocorrendo desde abril.

¿ Em alguns lugares chegamos a fechar a fronteira por um mês seguido; em outros, 15 dias e alguns por dois ou três dias ¿ disse Valter José Potter, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul.

Em um dos protestos, dois aviões agrícolas lançaram cerca de cem quilos de arroz sobre manifestantes que estavam no centro de Bagé. (Chico Oliveira)