Título: REDE PÚBLICA TERÁ REMÉDIOS CONTRA FUMO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/06/2005, O País, p. 4
Governo vai oferecer antidepressivos, chicletes e adesivos para fumantes
BRASÍLIA. Até o início do segundo semestre, o governo federal deverá oferecer na rede pública de saúde antidepressivos, gomas de mascar e adesivos com nicotina para os fumantes que desejam deixar o vício. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, no Dia Mundial sem Tabaco. Costa informou que um milhão de comprimidos de antidepressivos já estão disponíveis.
- Estamos concluindo a compra de todos os remédios que são usados por quem deseja abandonar a dependência da nicotina. Temos um milhão de comprimidos de antidepressivos e nos próximos dias vamos adquirir mais 800 mil - anunciou o ministro, que foi ao Senado pedir urgência na ratificação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.
A distribuição da goma de mascar e do adesivo de pele depende da realização de um pregão que acontecerá em breve.
- Isso vai estar disponível até o início do segundo semestre nos 900 postos de atendimento de dependentes de nicotina - disse Costa.
Ontem, integrantes de ONGs fincaram centenas de cruzes no gramado em frente ao Congresso. Artistas vestidos de caveiras fumavam enormes cigarros. No Rio, o cemitério simbólico foi armado na Praia de Copacabana.
Costa foi surpreendido pela declaração de seu colega Gilberto Gil, ministro da Cultura, em defesa da legalização das drogas. O ministro da Saúde deixou claro que é favorável apenas à descriminação do uso:
- Temos uma posição muito clara: o consumo de drogas deve ser uma coisa descriminada. Não é o caso do ministro Gilberto Gil, mas as pessoas que se tornam dependentes precisam ser tratadas e não presas.
www.oglobo.com.br/pais
Legenda da foto: NO GRAMADO DO Congresso, em Brasília, caveiras, cemitério de cruzes e cigarros gigantes para marcar o Dia Mundial sem Tabaco