Título: Infraero irá à Justiça contra a Vasp
Autor: Erica Ribeiro e Agnes Dantas
Fonte: O Globo, 19/10/2004, Economia, p. 28

A Infraero vai entrar hoje com uma ação na Justiça contra a Vasp, para receber os R$ 11 milhões que a companhia deve à estatal, referentes a um atraso de três meses no pagamento de autorizações de pousos e decolagens em aeroportos brasileiros. De acordo com a Infraero, o prazo para quitação da dívida pela Vasp terminou ontem, e até o início da noite o débito não tinha sido saldado. A ação será na Justiça de São Paulo, estado onde a Vasp tem endereço comercial.

A Vasp vem pagando desde o dia 13, diariamente, o valor médio de R$ 63 mil à Infraero para continuar tendo o direito de pousar e decolar seus aviões no país. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Vasp disse ontem que ainda não recebeu informação oficial sobre o posicionamento da Infraero.

Empresa tem plano de reduzir malha aérea em 22%

Na semana passada, representantes do Conselho Administrativo da companhia aérea estiveram em Brasília para apresentar uma proposta de parcelamento da dívida, pedido negado pela Infraero. A Vasp sustenta que não foi oficialmente comunicada do prazo dado pela Infraero para o pagamento da dívida acumulada, mas argumenta que as negociações com a estatal e com o Ministério da Defesa estão sendo acompanhadas pessoalmente pelo presidente da companhia, o empresário Wagner Canhedo. A Vasp reivindica o mesmo tratamento dado a outras empresas do setor pelo governo na renegociação de suas dívidas.

A empresa afirma que vem trabalhando em seu plano de reestruturação, que inclui modificações com redução de 22% da malha aérea. A ponte aérea São Paulo-Rio, antes com 30 vôos diários, está operando 20 vôos por dia. A empresa informou que não está prevista uma redução definitiva de rotas nesse trecho.