Título: CHINA PODERÁ RETALIAR SE BRASIL USAR SALVAGUARDAS
Autor:
Fonte: O Globo, 01/06/2005, Economia, p. 26

Regulamentação de pedidos de proteção sai em dois meses

SÃO PAULO. A China pode adotar salvaguardas contra produtos brasileiros, caso o Brasil tome essa medida em relação às importações chinesas, afirmou ontem o cônsul da China em São Paulo, Zhang Jisan. Segundo ele, qualquer sistema de salvaguardas é inviável.

- Se o Brasil adotar salvaguardas, a China também pode adotá-las. O governo chinês defenderá as empresas chinesas. Mas acredito que o governo brasileiro não vai nos decepcionar - disse Jisan, que participou do Fórum Brasil-China de Negócios, onde foi debatido o setor eletroeletrônico.

Segundo Ivan Ramalho, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que estava no evento, em junho serão publicados os dois decretos que regulamentam salvaguardas contra produtos chineses. Ele diz que as salvaguardas, se adotadas, atenderão às normas da Organização Mundial do Comércio. Pelos dados do ministério, as exportações chinesas para o Brasil subiram 58% no primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2004. O crescimento é de 100% no caso de alguns produtos têxteis. (Fabiana Parajara, do Globo Online)