Título: PTB DISCUTE AFASTAMENTO DE JEFFERSON
Autor: Gerson Camarotti, Regina Alvarez e Martha Beck
Fonte: O Globo, 02/06/2005, O País, p. 5

Partido quer tirá-lo da presidência até que denúncias sejam esclarecidas

BRASÍLIA. As denúncias de corrupção nos Correios, que puseram o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), na linha de tiro da oposição, estão incomodando a bancada trabalhista na Câmara. Alguns de seus integrantes defendem a proposta de Jefferson pedir afastamento do comando do partido até que os fatos sejam esclarecidos. O afastamento de Jefferson foi debatido numa reunião no gabinete da liderança do PTB na Câmara na noite de terça-feira e defendido pelos deputados Vicente Cascione (PTB-SP) e Ary Kara (PTB-SP).

- É absolutamente inconsistente esta posição na bancada. A proposta morreu ali - desconversou o líder do PTB, José Múcio (PE).

Apesar da negativa do líder, cresce na bancada de 47 deputados a posição de que Jefferson deveria poupar o partido e se afastar, entregando a direção a um dos sete vice-presidentes. Na reunião de anteontem, essa defesa foi feita abertamente por Cascione, destituído do cargo de líder do PTB em 1996, quando Jefferson levou o partido a apoiar a emenda que permitiu a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso em 1998.

- Para o bem dele e do PTB, ele deveria se licenciar do cargo - disse Cascione.

Kara defendeu a mesma tese, mas argumentou que era preciso aguardar a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a CPI dos Correios:

- A decisão só pode ser adotada depois da decisão da CCJ. O partido não deve pedir ou impor isso, ele é quem deveria tomar a iniciativa de se afastar.

Um integrante da Executiva do PTB disse que há grande pressão pela saída de Jefferson, mas prevalece o entendimento de que ele deve tomar a iniciativa. Jefferson foi aconselhado a não ir ao Congresso esta semana, recolher-se e falar menos.

Os trabalhistas avaliam que pedir a saída seria traduzido como falta de solidariedade, e consideram que o escândalo já não está mais centrado em Jefferson, mas no PTB. Há os que avaliam que não dá para protegê-lo pondo o PTB na berlinda.