Título: PF VAI OUVIR DIRIGENTES DE ESTATAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 03/06/2005, O País, p. 8

BRASÍLIA. A Polícia Federal deverá intimar para depor nos próximos dias os dirigentes da Infraero, de Furnas Centrais Elétricas e da Eletronuclear que indicaram a corretora Assurê, do empresário Henrique Brandão, para intermediar contratos de seguro das estatais com o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). O delegado da PF Luís Flávio Zampronha decidiu intensificar as investigações sobre as três empresas depois de interrogar ontem o ex-presidente do IRB, o economista Lídio Duarte.

Zampronha está à frente do inquérito sobre o suposto esquema de fraudes no IRB, nos Correios e em outros postos-chaves do governo federal. A PF investiga a denúncia de que Brandão pressionou Duarte a liberar uma mesada de R$400 mil para o PTB. Segundo a revista "Veja", Brandão teria usado sua condição de amigo do presidente do PTB, o deputado Roberto Jefferson (RJ), para fazer a cobrança. A polícia pedirá que a Controladoria-Geral da União faça auditoria nos contratos do IRB.

Em pouco mais de duas horas de depoimento, Duarte negou que tenha deixado a presidência do IRB depois rejeitar a liberação da mesada.

- Não houve essa tentativa de retirar mesada até por que não há como fazer isso - afirmou José Araújo de Almeida, advogado de Duarte.

A PF está analisando possíveis contradições no depoimento de Duarte. O economista, que deixou o IRB há três meses, foi indicado para o cargo pelo ex-presidente do PTB José Carlos Martinez, já falecido. A Polícia Federal deve ouvir Brandão nos próximos dias e poderá chamar também Marcus Vinícius Ferreira, um dos assessores da Eletronuclear e genro do presidente do PTB.