Título: PIADAS E CAUSOS PARA ALIVIAR TENSÕES
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 02/06/2005, Economia, p. 24

SÃO PAULO. O cenário econômico e político encontrado no retorno da viagem ao Japão não tirou do presidente Lula a verve humorística. Na abertura do Salão do Turismo, em São Paulo, ele fez a platéia gargalhar por mais de meia hora com piadas e causos. Logo no início, o presidente deu o tom de seu discurso, dirigindo-se ao ministro de Turismo, Walfrido dos Mares Guia:

- Walfrido, estou com o discurso para falar bem de você aqui, mas vou falar bem de você de improviso - avisou ao ministro do PTB, partido acusado de atos de corrupção.

A platéia voltou a gargalhar quando Lula explicou por que vai à inauguração do novo estacionamento do aeroporto de Congonhas:

- O presidente nunca precisaria inaugurar um estacionamento, mas eu já passei tanta raiva por causa daquele estacionamento, já xinguei tanta gente, já fui multado tantas vezes que o dia que inaugurar eu vou vir aqui só para tirar esse peso.

O presidente contou as provocações que fez no Japão, ao ver que turistas japoneses visitam muito as Cataratas do Niágara, na fronteira dos EUA com o Canadá.

- Vocês vão ao Niágara e depois poderiam ir a Foz do Iguaçu. Aí vocês vão perceber que Niágara é um chuveirinho perto de Foz do Iguaçu - exagerou, diante do embaixador dos EUA no Brasil, John Danilovich, sentado na primeira fila. Danilovich sorriu constrangido e ouviu em seguida:

- Não tem um turista que queira ir para o Iraque agora, tem? Não tem não - disse o presidente, ao falar de lugares impróprios para se passar férias.

Ao sugerir que o aeroporto de Lima, no Peru, é um "muquifo" o presidente voltou a arrancar gargalhadas com uma encenação:

- O turista, que saiu de casa prometendo para a mulher: "meu amor, não vamos brigar mais", sabe, beijinhos e beijinhos, quando chega no aeroporto e as coisas não dão certo, começa a jogar a culpa na mulher. A mulher vai pegar o telefone, contar aos filhos a história chorando, e o marido tem que ficar prestando conta. É uma desgraça - disse o presidente, olhando para a primeira-dama, Marisa Letícia.

Lula chegou a sugerir que alguns turistas são vítimas de violência no Brasil porque vão a lugares onde não deveriam ir.

- Muitas vezes acontece uma coisa que ninguém gostaria que acontecesse com o turista estrangeiro no Brasil, mas vamos ver também onde estava esse turista, onde ele foi meter a sua mão - afirmou. (RG)