Título: CIDADÃO X CONSUMIDOR
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O Globo / Suplemento Especial, p. 2

O professor da UFF Jaílson de Souza e Silva critica a lógica liberal

Aconstrução de cidadania plena é uma tarefa repleta de obstáculos, segundo a visão do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em educação Jaílson de Souza e Silva. Para ele, os desafios têm origem histórica e hoje se concentram num grande embate travado entre as noções de cidadão e de consumidor.

¿ O conceito de cidadania se modificou com o tempo. Na Revolução Francesa iniciou-se a era dos direitos iguais, que rompia com o pensamento medieval. No século XIX, os movimentos dos trabalhadores contribuíram para o exercício de outros direitos, como o de greve. No início do século XX pensou-se na cidadania plena, que inclui os direitos civis, sociais e culturais. Hoje, a lógica liberal faz com que o consumo seja um grande desafio. Como poderemos construir a cidadania plena em meio ao embate entre o cidadão e o consumidor? ¿ pergunta o professor.

Para Jaílson, além do consumismo, outro fenômeno contemporâneo que desafia a construção da cidadania é o que ele chama de ¿particularização da existência¿:

¿ É a lógica de se viver no eterno agora. Do retorno imediato, do curto prazo e da busca pelo prazer. A procura pelo prazer é intensa. Esse fenômeno também é um desafio ao exercício da cidadania. Essa particularização não faz mais nos sentirmos cidadãos de um país, cidadãos do mundo. É uma particularização que divide até mesmo as cidades. Ser cidadão hoje na Zona Sul do Rio é bem diferente de ser cidadão na Zona Norte.