Título: A ARTE QUE MUDA VIDAS
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O Globo / Suplemento Especial, p. 2

O arquiteto Gringo Cardia prega integração social de jovens

Ele usa a arte e a tecnologia para mudar a visão de mundo dos jovens e ajudá-los a conseguir uma profissão e, conseqüentemente, a ser cidadãos melhores. O arquiteto Gringo Cardia, que se autodenomina artista da imagem, além de profissional multimídia reconhecido pelos seus diferentes trabalhos (projetos gráficos de CDs, cenários e direção de arte de espetáculos e videoclipes consagrados), é também responsável pela Kabum!, uma escola de arte e tecnologia voltada para jovens de comunidades carentes do Rio.

¿ Minha história de educador veio de uma vontade de fazer algo em prol dos jovens. Estava num momento profissional em que devia dividir minha experiência, passar o que sei. A partir disso surgiu a idéia da Kabum!, que funciona no Cais do Porto e que hoje atende a diversas comunidades carentes ¿ conta ele.

Na escola foram montados equipamentos de última geração para o desenvolvimento de trabalhos gráficos. Recursos que muitas escolas voltadas para a classe média não têm.

¿ Nosso objetivo é proporcionar uma educação de ponta. Para promover a inclusão social não podemos trabalhar com recursos medianos. É preciso dar condições para que os jovens tenham oportunidade de estar entre os melhores da profissão ¿ diz.

Mas os recursos tecnológicos e o ensino técnico não são os únicos trunfos da ¿Kabum!¿ no trabalho de inclusão social dos jovens. O maior deles está no que Gringo chama de mudança de visão de mundo.

¿ Não oferecemos só ensino técnico, oferecemos uma mudança de vida, de visão de mundo. Não basta apenas ensinar uma profissão ao jovem que tem problemas de toda ordem. É preciso ajudá-lo a ter uma outra visão das coisas. É necessário contribuir para a sua educação, mostrando coisas que ele não conhecia, fazendo com que se sinta integrado na sociedade. É esse conjunto que realmente ajuda a formar novos cidadãos.