Título: EXPLOSÃO DE CRIATIVIDADE
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O Globo / Suplemento Especial, p. 2

Na Kabum!, alunos ganham profissão mesclando arte com tecnologia

Afórmula é simples: misturam-se arte e tecnologia e, Kabum!, está em cena uma explosão de criatividade em forma de organização não-governamental. Considerado um dos mais arrojados projetos para jovens em situação de risco no país ¿ e contando com a chancela da Unesco ¿ a Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, criada em 2003, trabalha, somente no Rio, com cerca de 400 jovens de 45 comunidades da periferia, oferecendo oficinas de fotografia, vídeo, design gráfico e computação gráfica, além de aulas de história da arte e de fonoaudiologia. Os cursos duram um ano e meio, com aulas diárias. Para isso, rapazes e moças entre 16 e 21 anos contam com o que há de mais avançado no mercado em tecnologia ¿ hardware e softwares ¿ na criação e no tratamento da imagem.

¿ Não trabalhamos apenas com tecnologia, mas sim com inclusão social. Os jovens aprendem o que é cidadania e ganham condições de se inserir na sociedade ¿ diz o designer Gringo Cardia.

A Kabum! é filha high-tech da Spetaculu, uma entidade voltada para a formação teatral criada por Gringo em parceria com a atriz Marisa Orth e com a diretora Lúcia Coelho e que funciona num galpão no Cais do Porto. Mesmo endereço da Kabum!, que tem apoio do Instituto Telemar. Na Escola de Arte e Tecnologia, os jovens também acompanham oficinas de temática (para desenvolver o lado social) e da palavra, para melhorar a fala e a escrita. Eles aprendem, por exemplo, a ler Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Nelson Rodrigues.

¿ Já conseguimos 200 vagas de estágio para os jovens formados na escola ¿ orgulha-se Gringo.